Sonha! Nós construímos.






Sempre elegante. Sempre acolhedora. Sempre singela. A AURORA é a tiny house que te simplifica a vida.
Propomos outros 3 modelos personalizáveis de tiny houses. Descarrega o catálogo abaixo.
Porquê uma tiny house?
Com ou sem rodas? Onde a posso instalar? Quais as vantagens?
Estas são algumas das perguntas que nos chegam com mais frequência. Abaixo tentamos respondê-las de forma muito abreviada. Por isso, para quem procura ir mais longe e ver algumas destas questões mais detalhadas, sugerimos alguns artigos nas nossas TEMÁTICAS.
Com ou sem rodas?
Esta é uma questão fundamental no que toca às tiny houses, senão a mais importante. Quando erguida sobre fundações, a tiny house é considerada um imóvel, ficando, portanto sujeita às regras do urbanismo e da construção. As rodas tornam-na móvel, o que lhe confere mais “liberdade”. No entanto, é sempre aconselhável trabalhar em total transparência com as autoridades locais, com vizinhos e possíveis implicados.
Que vantagens?
As tiny houses são sinónimo de simplificidade, minimalismo e moderação. Uma afirmação do que realmente importa. Defendendo em estilo de vida mais consciente e modesto. O que, na prática, se traduz em mais tempo, mais controlo financeiro e numa vida mais rica em experiências e relacionamentos construtivos. As rodas facilitam todo o processo, traduzindo-se num ganho de dinheiro e tempo.
Tenho que licenciar?
A resposta poderá não ser assim tão linear visto que, em Portugal, cada município tem as suas próprias regras e Planos Diretores Municipais que é necessário ter em consideração para a construção de imóveis.
Para as tiny houses sobre rodas não existe enquadramento legal. Poderá, no entanto, ser necessário algum tipo de autorização caso seja preciso fazer ligação às redes públicas (água, esgotos, eletricidade e gás).
Que oportunidades?
As tiny houses, pela sua natureza, são pequenas e, para muitas pessoas, a falta de espaço pode ser um problema. Para outras, uma oportunidade… uma oportunidade para rever os seus princípios e prioridades e recentrá-los no essencial.
Onde posso instalar?
Uma tiny house sobre fundações poderá apenas ser instalada em solo passível de licenciamento, sendo que, caso as áreas não correspondam às áreas mínimas do RGEU, nunca poderá ser licenciada enquanto habitação. Quando sobre rodas tudo se torna mais “simples”, no entanto existe uma transferência de risco para o proprietário, sendo que uma tiny house sobre rodas pode ser virtualmente instalada em qualquer sítio.
Para que serve?
As tiny houses sobre rodas podem ter várias funções. Para além do alojamento, uma tiny house pode servir para receber convidados, ou ser um quarto para aproximar um membro da família, garantindo a sua privacidade. Pode ser um gabinete médico ou um estúdio de yoga. Pode ser um stand de street food… As possibilidades são muitas.
E nós estamos cá para as explorar juntos ;)










outros serviços
-
Desenho e projeto
Se procuras apenas desenhos técnicos para iniciar a construção, a LusiTiny pode ajudar. Tomando como base os modelos publicados.
Também propomos um serviço de projeto totalmente personalizados.
-
Aconselhamento
Propomos uma tarde bem passada num encontro pessoal no nosso atelier ou por vídeo-chamada para falarmos do teu projeto.
Programa da reunião:
- estudo da arquitetura e da organização propostas
- estudo dos desenhos estruturais
- estudo dos materiais escolhidos
- resposta às tuas questões técnicas/práticas
- e, claro está!, um lanche-café para acompanhar :) -
Acompanhamento
E porque durante a construção as questões continuarão a chegar, propomos também um serviço de acompanhamento de obra através de visitas presenciais e/ou reuniões por vídeo ou chamada.